top of page

GRUPOS DE TRABALHOS

GT 01 - Filosofia e Política: Ementa em construção.

GT 02 - Educação e Movimentos Sociais: Diante do período de efervescência social que vivemos nos últimos anos, este Grupo de Trabalho tem por finalidade compreender os diversos fatores que influenciam, instigam ou coíbem a mobilização social. Nesse sentido, pretende-se constituir um espaço de ampla discussão tanto sobre o caráter estruturante da mobilização social e do engajamento, quanto do caráter educativo dos movimentos sociais na construção da cidadania.

 

GT 03 - Políticas Públicas e Demandas Sociais: O Grupo de Trabalho Políticas Públicas e Demandas Sociais pretende reunir trabalhos voltados a discussão sobre a conjuntura atual que expressa o acirramento das desigualdades sociais, mas paradoxalmente o enfraquecimento das políticas públicas destinadas ao atendimento das necessidades humanas. Sob tal prisma, a proposta do GT é promover o debate teórico-crítico acerca do atual desenho das políticas públicas (impasses políticos, institucionais e conjunturais, orçamento e impactos das ações).

 

GT 04 - Relatos de Experiências Educativas: Este Grupo de Trabalho visa estabelecer um diálogo entre professores em exercício e/ou em formação inicial para que relatem suas experiências pedagógicas na educação básica, tendo em vista que a reflexão sobre as práticas educativas constituiu em momento de formação profissional docente.

 

GT 05 -Educação, Relações de Gênero e Sexualidade: O presente espaço de discussão busca tecer e problematizar práticas educativas voltadas para a diversidade. A construção de processos educacionais que perpassem a superação das relações de poder e violência relacionados às questões de gênero e sexualidade são essenciais para uma formação cidadã. As práticas pedagógicas necessariamente necessitam romper com relações marcadamente patriarcais e heteronormativas. Assim, evidencia-se a urgência de inserir na problematização cotidiana da escola os temas de gênero e sexualidade, os quais, de acordo com Louro (2000), tem a centralidade frequentemente dissimulada ou negada. Correspondem à um campo do conhecimento (SEFFNER, 2014) emergente na sociedade contemporânea. Dessa forma, as temáticas vinculadas à gênero e educação corroboram com um posicionamento educacional o qual problematiza e contesta as formas tradicionais de educação, sendo, portanto, um campo político e epistemológico, visando a constituição da educação estreitamente vinculada à diversidade, potencializando a escola como um espaço de enunciação de múltiplas identidades.

 

GT 06 - Ciências Humanas e Interdisciplinaridade: O grupo de trabalho Ciências Humanas e Interdisciplinaridade tem por objetivo é debater as Ciências Humanas as suas relações interdisciplinares na pesquisa, no ensino e na extensão e suas concepções.

 

GT 07 - História, Memória, Patrimônio e Identidade: O Grupo de Trabalho História, Memória, Patrimônio e Identidade tem por objetivo agregar pesquisadores que trabalhem com história, história, historiografia, memória, patrimônio e identidades. Seus temas devem ser ambientados nos território Latino Americanos, Região do Prata, Rio Grande do Sul e Missões podendo realizar abordagens e ter objetos transfronteiriços. Pretende-se discutir a história e a historiografia de forma abrangente e nos mais diferentes campos (diferentes abordagens/métodos e técnicas). Abre pra discussão de políticas públicas de memória, patrimônio e identidades, assim como patrimônios transnacionais. As pesquisas podem estar embasadas nas diferentes concepções de memória, nos mais diferentes suportes e espaços (museus, arquivos, centros de documentação).

 

GT 08 - Educação, geografias e estudos de fronteiras: Este grupo de trabalho objetiva instigar a discussão referente as práticas de ensino, pesquisa e extensão vinculados aos estudos geográficos e suas transversalidades e práticas pedagógicas vinculadas as novas normativas que regem a obrigatoriedade do ensino dos estudos fronteiriços na rede básicas de educação. Portanto, o devido GT propõe a discussão dos processos de ensino-aprendizagem e os estudos das humanidades e das geografias de fronteira.

 

GT 09 - Pedagogias Universitárias: O Grupo de Trabalho se propõe a discutir e debater como a universidade tem trabalhado o ensino, a pesquisa e a extensão dentro da aula, considerando: a) os princípios metodológicos da aula; b) a construção do conhecimento; c) a avaliação da aprendizagem; d) os projetos de ensino.

 

GT 10 - Educação, Comunicação e Mídia: Este grupo de trabalho tem como objetivo debater os temas Educação, Comunicação e Mídia, bem como as possíveis relações entre estas temáticas. Levando em consideração a importância dos meios de comunicação, torna-se especialmente relevante essa temática, ao se considerar a conjuntura atual em que a ação política está intrinsecamente relacionada ao domínio dos meios de comunicação de massa. Esse GT também se propõe a receber pesquisas dedicadas a compreender a lógica interna da imprensa, também aquelas que usam os meios de comunicação como fonte de pesquisa. Sem menos importância este GT é espaço para reflexão dos desafios e das possibilidades do uso de Mídias nos espaços escolares e/ou não escolares.

 

GT 11 - Diversidade Cultural e Fronteira: Este Grupo de Trabalho se propõe a debater a multiplicidade cultural brasileira, em especial as particularidades inerentes a realidade da região fronteiriça. Receberá comunicações com intuito de popularização e divulgação de ações que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. As pesquisas podem ser construídas a partir de diversos entendimentos de cultura, oportunizando assim o debate e o enriquecimento do conhecimento científico.

 

GT 12 - Políticas Públicas e Educação: As politicas públicas em educação representam a relação dialógica entre estado e sociedade. Este Grupo de Trabalho busca, portanto, trazer para o debate as politicas públicas em educação, os programas, as ações governamentais, ou seja, o conjunto de medidas de acesso à educação e seus impactos nas instituições educacionais e nas sociedades latino-americana, possibilitando abordagens comparativas, aproximando situações e ações em comuns. Também pretende abordar os aspectos teóricos e metodológicos da avaliação das politicas públicas, como parte inerente das politicas públicas em educação.

 

GT 13 - Direitos Humanos e Educação: Discutir e conhecer como as Instituições de ensino estão trabalhando a implementação do PNDH 3 Eixo 5 - Educação e Cultura em Direitos Humanos, considerando:a) Efetivação das diretrizes e dos princípios da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos para fortalecer a cultura de direitos; b) O  Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras: c) O Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos; d) A Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público e e) A Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para a consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

GT 14  - Relatos de experiências em programas institucionais: PIBID, PET e Residência Pedagógica: Este grupo de pesquisa se propõe a refletir, debater o Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, o Programa de Ensino Tutorial PET e Residência Pedagógica, no âmbito da Universidade e da sociedade e as suas inter-relações. Nessa perspectiva, as dimensões administrativas, ensino, pesquisa e extensão, os eixos desses programas, visando à formação, profissional, acadêmica e cidadã, se constituem os espaços privilegiados para os trabalhos que retratem e traduzem essas
trajetórias.

GT 15 – Educação e Inclusão: Ementa em construção.

GT 16- Jovens Pesquisadores: A pesquisa acadêmica é uma das principais razões de ser da vida universitária, necessitando ser devidamente estimulada e potencializada no decorrer de toda a formação, sobretudo, em suas épocas iniciais. Nesse sentido, o grupo de trabalho Jovens Pesquisadores tem como principal objetivo estimular a produção do conhecimento através da pesquisa na graduação. Dentro desta perspectiva serão analisados trabalhos de alunos de graduação, nas mais diversas temáticas, das mais diversas áreas do conhecimento na busca por esta estimulação da pesquisa.

bottom of page