Grupos de Trabalho - GTs
O II COINTER contará com 14 (quatorze) grupos de trabalho (GTs) que receberão produções na modalidade de artigo, relato de experiência e pôster. As comunicações de trabalhos devem estar vinculadas a uma das linhas de submissão:
1- Filosofia e Politica
O GT Filosofia e Política pretende receber trabalhos priorizando os seguintes temas: política e democracia, problemas emergentes da sociedade contemporânea, políticas públicas, ações afirmativas, políticas em educação, ética e problemas sociais, diversidade, gênero, teorias da justiça, igualdade e liberdade.
2- Educação e Movimentos Sociais
Diante do período de efervescência social que vivemos nos últimos anos, este Grupo de Trabalho tem por finalidade reunir
compreender e explicar os diversos fatores que influenciam, instigam ou coíbem a mobilização social. Neste sentido,
pretende-se constituir um espaço de ampla discussão tanto sobre o caráter estruturante da mobilização social e do
engajamento, quanto do caráter educativo dos movimentos sociais na construção da cidadania. Mecanismos explicativos
da mobilização social e do engajamento; estrutura de movimentos sociais e sua relação com contextos sócio-políticos,
culturais e econômico; relações de desigualdade e diferenciação intramovimento; movimentos sociais transformadores,
reformistas e conservadores; organização popular e organização das elites; o papel dos intelectuais nas organizações
de movimentos sociais; a relação entre saber e poder no processo de mobilização e a relação dos movimentos sociais
com a educação formal e informal são eixos possíveis de debate neste Grupo de Trabalho.
3- Políticas Públicas e Democracia na América Latina
O presente grupo de trabalhos tem por objetivo trazer a discussão das Políticas Públicas, trabalhos que abordem desde sua formulação, implementação, análise ou avaliação. Também trabalhos que discutam o processo de democracia na América Latina, seus contextos em diferentes países até a conjuntura atual.
4- Relatos de experiências educativas
Este Grupo de Trabalho visa estabelecer um diálogo entre professores em exercício e/ou em formação inicial para que relatem suas experiências pedagógicas na educação básica, tendo em vista que a reflexão sobre as práticas educativas pode constituir-se em momento de formação profissional docente.
5- Educação, Relações de gênero e sexualidade
O presente espaço de discussão busca tecer e problematizar práticas educativas voltadas para a diversidade. A construção de processos educacionais que perpassem a superação das relações de poder e violência relacionados às questões de gênero e sexualidade são essenciais para uma formação cidadã. As práticas pedagógicas necessariamente necessitam romper com relações marcadamente patriarcais e heteronormativas. Assim, evidencia-se a urgência de inserir na problematização cotidiana da escola os temas de gênero e sexualidade, os quais, de acordo com Louro (2000), tem a centralidade frequentemente dissimulada ou negada. Correspondem à um campo do conhecimento (SEFFNER, 2014) emergente na sociedade contemporânea. Dessa forma, as temáticas vinculadas à gênero e educação corroboram com um posicionamento educacional o qual problematiza e contesta as formas tradicionais de educação, sendo, portanto, um campo político e epistemológico, visando a constituição da educação estreitamente vinculada à diversidade, potencializando a escola como um espaço de enunciação de múltiplas identidades.
6- Ciências Humanas e Interdisciplinaridade
O grupo de trabalho Ciências Humanas e Interdisciplinaridade tem por objetivo é debater as Ciências Humanas as suas relações interdisciplinares na pesquisa, no ensino e na extensão e suas concepções.
7- História, Memória, Patrimônio e identidade
O presente GT tem por objetivo agregar pesquisadores que trabalhem com História, historiografia, memória, patrimônio e identidades. Seus temas devem ser ambientados nos territórios Latino Americanos, Região do Prata, Rio Grande do Sul
e Missões – podendo realizar abordagens e ter objetos transfronteiriços. Pretende discutir a história e a historiografia
de forma abrangente e nos mais diferentes campos (diferentes abordagens/métodos e técnicas). Abre pra discussão
de políticas (públicas) de memória, patrimônio e identidades, assim como patrimônios transnacionais. As pesquisas podem
estar embasadas nas diferentes concepções de memória, nos mais diferentes suportes e espaços (museus, arquivos,
centros de documentação).
8- Educação e Turismo
Compreender a importância da relação turismo-educação como instrumentos para compreender o mundo, tanto no viés da educação pelo turismo como da educação para o turismo.
9- Educação, geografias e estudos de fronteiras
Este grupo de trabalho objetiva instigar a discussão referente as práticas de ensino, pesquisa e extensão vinculados aos estudos geográficos e suas transversalidades e práticas pedagógicas vinculadas as novas normativas que regem a obrigatoriedade do ensino dos estudos fronteiriços na rede básicas de educação. Portanto, o devido GT propõe a discussão dos processos de ensino-aprendizagem e os estudos das humanidades e das geografias de fronteira.
10-Pedagogia universitária
O GTse propõe a discutir e debater como a universidade tem trabalhado o ensino, a pesquisa e a extensão dentro da aula, considerando: a) os princípios metodológicos da aula; b) a construção do conhecimento; c) a avaliação da aprendizagem; d) os projetos de ensino.
11-Educação, Comunicação e Mídia
Este grupo de trabalho tem como objetivo debater os temas Educação, Comunicação e Mídia, bem como as possíveis
relações entre estas temáticas. Levando em consideração a importância dos meios de comunicação, torna-se especialmente relevante essa temática, ao se considerar a conjuntura atual em que a ação política está intrinsecamente
relacionada ao domínio dos meios de comunicação de massa. Esse GT também se propõe a receber pesquisas dedicadas
a compreender a lógica interna da imprensa, também aquelas que usam os meios de comunicação como fonte de pesquisa. Sem menos importância este GT é espaço para reflexão dos desafios e das possibilidades do uso de Mídias nos espaços escolares e/ou não escolares.
12-Educação e mundos do Trabalho
13-Diversidade Cultural e Fronteira
Este GT se propõe a debater a multiplicidade cultural brasileira, em especial as particularidades inerentes a realidade da região fronteiriça. Receberá comunicações com intuito de popularização e divulgação de ações que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. As pesquisas podem ser construídas a partir de diversos entendimentos de cultura, oportunizando assim o debate e o enriquecimento do conhecimento científico.
14-Educação, Hermenêutica e Biopolítica